autocar

Câmbio automático: os melhores carros usados de até 50 mil

O câmbio automático chegou para ficar. Esta é uma tendência irreversível.

Se antigamente ele “roubava” muita potência do motor e aumentava o consumo de combustível em uma tocada pouco inspiradora, hoje está num nível de excelência tão elevado que muitos motoristas nem querem mais saber dos câmbios manuais.

Atento a essa crescente demanda, pensei em cinco opções de automóveis com câmbio automático que eu, como Caçador de Carros, escolheria, considerando diferentes categorias.

Nesse “top five”, coloquei um investimento mínimo de R$ 40 mil e um teto de R$ 50 mil, em modelos de câmbio automático com até cinco anos de uso.

HATCH CÂMBIO AUTOMÁTICO
PEUGEOT 308 THP ATÉ 2014
Preço: R$ 51.377

Os carros franceses ainda sofrem certo preconceito no mercado de usados. Os de câmbio automático, mais ainda.

Basta uma simples consulta na internet para ler reclamações de proprietários contra o câmbio automático de boa parte dos Peugeots, Citroëns e Renaults.

Mas, no caso da linha THP, o câmbio automático escolhido é um japonês da marca Aisin com 6 marchas. Além de robusto, é moderno e faz um conjunto perfeito com o também moderno motor 1.6 turbo.

A tocada do carro surpreende, com torque linear disponível desde as baixas rotações.

A lista de equipamentos é farta, com seis airbags, controle de estabilidade e tração, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas e muitas outras coisas.

Com tabela de R$ 51.377, é fácil negociá-lo abaixo dos R$ 50 mil.

peugeot308

SEDÃ CÂMBIO AUTOMÁTICO
RENAULT FLUENCE PRIVILÈGE ATÉ 2014
Preço: R$ 53.174

O Renault Fluence nasceu certo, com ótimo conjunto mecânico, atrelado a muito conforto, num carro com linhas bem bonitas.

Na versão top de linha Privilège, as rodas de 17 polegadas dão um destaque a mais no visual.

Mesmo com tantas qualidades, nunca vendeu bem. Vai entender…

Nem todos sabem, mas, sob o capô, o motor 2.0 e o câmbio automático CVT são os mesmos do Nissan Sentra. Só que ele ganha de seu primo japonês por oferecer mais.

Mesmo o câmbio automático CVT tendo como característica uma relação contínua e sem marchas, o Fluence oferece a opção de trocas manuais que simulam marchas, algo que o Sentra não oferece.

Também tem controle de estabilidade e tração na versão escolhida, coisas que o Sentra só passou a ter recentemente.

Para fechar o comparativo, a suspensão do Renault é mais confortável.

Mesmo com tabela de R$ 53.174 para um modelo 2014, é fácil conseguir negociar um abaixo dos R$ 50 mil.

renaultfluence

PERUA CÂMBIO AUTOMÁTICO
JETTA VARIANT ATÉ 2012
Preço: R$ 51.334

A beleza das peruas não se reflete nos números de venda. Por isso, escolher a Jetta Variant foi fácil, uma vez que não há muitas opções no mercado.

Ela entrega tudo o que se espera de um carro familiar, como 6 airbags, controle de estabilidade e tração e ótimo espaço para passageiros e bagagem. Fora isso, tem mimos como teto solar panorâmico, aquecimento dos bancos, ar-condicionado de duas zonas e faróis de xenônio.

O motorzão 2.5 de 5 cilindros faz bonito. Entrega 170 cv e tem disposição em qualquer faixa de rotação.

O câmbio automático é daqueles que nasceram certos. São 6 marchas com opção de trocas manuais; conjunto irrepreensível.

A tabela de uma 2012 é R$ 51.334, mas não é difícil negociar uma dessas bem abaixo dos R$ 50 mil.

jettavariant

UTILITÁRIO ESPORTIVO CÂMBIO AUTOMÁTICO
MITSUBISHI ASX 2012
Preço: R$ 54.266 (4×2); R$ 58.882 (4×4)

A Mitsubishi ASX parece pequena por fora por causa da traseira curta, mas surpreende com ótimo espaço interno para passageiros e bagagem.

Outro ponto alto é o motor 2.0 com 160 cv com câmbio automático CVT. Assim como o Fluence, este também tem opção de trocas manuais.

Mesmo na versão 4×2, o carro já vem bem completo, com ar-condicionado automático, computador de bordo e controlador de velocidade. Mas é a versão 4×4 que dá show, com 6 airbags, controle de estabilidade e banco elétrico com aquecimento.

Trata-se do carro mais caro desta lista, mesmo nos modelos 2012. Dentro dos R$ 50 mil, vai ser mais fácil encontrar a versão 4×2, que tem tabela de R$ 54.266. No entanto, não é impossível conseguir uma 4×4 com esse orçamento.

Agora, tem que ser bom de negociação para conseguir desconto na tabela de R$ 58.882 da 4×4.

mitsubishiasx

MINIVAN 7 LUGARES CÂMBIO AUTOMÁTICO
CITROËN GRAND C4 PICASSO 2012
Preço: R$ 46.896

Eis um carro fantástico, que mais parece uma nave espacial, com tanta eletrônica embarcada, mas que veio com motor e câmbio errados.

O antigo 2.0 é bom, mas fraco para os quase 1.600 kg do carro vazio. Se colocar os sete passageiros, então, nem se fala.

O câmbio automático também não ajuda, pois é justamente aquele problemático que citei no caso do Peugeot 308. Requer cuidado na manutenção para não deixar na mão.

Na minha opinião, o certo seria um bom V6 com câmbio de 6 marchas para esse monovolume.

Mas chega de defeitos, pois eu abriria mão desses detalhes em troca de tudo o que ela entrega.

Para quem não se convenceu, basta entrar no carro. Ali não tem banco, mas sim uma confortável poltrona. Os traseiros são individuais.

O painel exige alguns minutos de atenção para que tanta informação possa ser digerida.

O ar-condicionado tem quatro zonas, e, em termos de segurança, a minivan conta com airbag para todos os lados e controle de estabilidade.

Para fechar, acho o visual matador, bem ao estilo inovador de ser de um bom Citroën.

Uma 2012 custa bem abaixo dos R$ 50 mil. Portanto só consigo pensar nela como a melhor opção para uma van com sete lugares.

citroengrandpicasso

Como tenho escrito nas últimas colunas, listas são sempre polêmicas. Por isso gosto de conhecer a opinião dos meus leitores. Envie-me a sua nos comentários.

Até a próxima!