autocar

Renault Sandero Authentique 2010

Como carro pequeno, o Sandero surpreende no bom espaço interno, raro na categoria. É um carro honesto, acho que ninguém compra pensando que ele vai entregar mais do que oferece. Atende as necessidades de uma família pequena, mas fica devendo no desempenho.

Essas qualidades são reconhecidas, e somando a baixa manutenção, mecânica robusta, seguro abaixo da média e desvalorização dentro da média da categoria, é um modelo bem aceito e com boa liquidez no mercado. Desde o início, tem garantia de 3 anos ou 100 mil km, portanto não é difícil encontrar modelos que tiveram as revisões feitas em autorizadas.

Por ter cabeçote multiválvulas, requer maior atenção com a correia dentada. Não deixe de trocar no prazo indicado, que no caso é de 80 mil km. Em agosto de 2011, o motor de 1 litro passou por um recall de substituição das travas das válvulas do motor. Verifique se foi feito. Fora da garantia, procure por mecânicos especializados em marcas francesas.

Eles têm conhecimento e ferramental próprio para esses modelos. Recomendo também o cadastro em fóruns específicos, para troca de experiência com outros proprietários. É um carro que eu indico pra quem dirige a maior parte do tempo sozinho. Se for pra levar mais pessoas e bagagem, procure pelos modelos com motor de 1,6 litro, tanto o de 8 como o de 16 válvulas. Vale a pena o investimento.

Marca: Renault
Modelo: Sandero
Versão:  Authentique 1,0 16v
Ano: 2010
Capacidade cúbica: 999 cm³
Cabeçote: duplo comando com 16 válvulas
Potência: 76 cv (gas) a 77 cv (álc) a 5850 rpm
Torque: 9,9 kgfm (gas) a 10,1 kgfm (álc) a 4350 rpm
Relação peso/potência: 13,49 kg/cv (gas) a 13,31 kg/cv (álc)
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: eixo de torção
Pneus: 185/70 R14
Freios dianteiros: disco ventilado
Freios traseiros: tambor
Câmbio: manual 5 velocidades
Tanque: 50 litros
Porta malas: 320 litros
0 a 100 km/h: 14,1 s (álc) a 14,2 s (gas)
Velocidade máxima: 160 km/h (álc) a 161 km/h (gas)

Veja avaliação feita pelo Felipe Carvalho

 

Veja test drive realizado pelo Felipe Carvalho