autocar

O que é e para que serve o VTEC dos Hondas?

O assunto deste texto é bem técnico. É sobre o VTEC dos Hondas. O VTEC é a sigla utilizada pela marca japonesa para o comando de válvula variável. No Brasil esse comando começou no Civic da 5ª geração, nos anos 1990. Mas vale lembrar que esse comando de válvula não tem apenas na Honda. O VTEC é a sigla utilizada pela fabricante do Civic. Mas a Toyota também tem e muda apenas a sigla. Na marca fabricante do Corolla, por exemplo, é o VVT-i.

O primeiro motor 16v, o primeiro motor multiválvulas que chegou no Brasil foi no Tempra, da Fiat, no início dos anos 90. Na época, a principal queixa era sobre a falta de força do motor em baixas rotações. E esse probleminha, digamos, já não está presente no VTEC. 

Vantagens 

O VTEC, quando em baixa rotação como se o motor trabalhasse com apenas duas válvulas por cilindro. O comando de válvulas variável, em determinada rotação, trabalha com todas as válvulas, permitindo que entre mais ar e combustível, fazendo com que o motor trabalhe em altas rotações e sem deixá-lo fraco nas baixas. Vale ressaltar que também tem comando de válvulas no escape, caso do Dual VVT-i, da Toyota, que conta com o comando tanto de admissão como de escape.