autocar

Esportivos baratos? Só no mercado de carros usados

Não é preciso ter uma Ferrari ou um Porsche na garagem para poder se divertir ao volante de um carro.

Hoje em dia os fabricantes produzem carros comuns que atendem à necessidade de uma maioria. Vez ou outra algum iluminado autoriza aquele projeto que tem tudo para dar errado comercialmente, mas faz a alegria de uma minoria entusiasta.

São justamente esses carros especiais que se tornarão clássicos no futuro e são joias raras no mercado de carros usados.

O trio motor potente, baixo peso e câmbio manual estão cada vez mais raros. No início dos anos 90, a Suzuki trouxe um hatch bem interessante, de aparência despretensiosa e com muito vigor. Um verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

O pequeno motor 1.3 com 101 cv era mais do que suficiente para puxar os 790 kg do carrinho. É isso mesmo: apenas 7,82 kg/cv, relação peso/potência que poucos conseguem hoje em dia.

Partindo disso, separei algumas opções mais atuais presentes no nosso mercado de carros usados, que tenham câmbio manual e menos de 8 kg/cv. Você que tem combustível nas veias vai adorar:

Honda Civic

Honda Civic Si 2.4 – 6,60 kg/cv – entre R$ 95 mil e R$ 99 mil

O Civic é um sucesso de vendas e isso não é novidade para ninguém. Entre 2014 e 2015, a Honda trouxe do Canadá a versão Si, com um grande motor 2.4 aspirado de 206 cv!

O mais forte de todos os Civics que tivemos por aqui derrapou nas vendas. Talvez por ser oferecido apenas a opção com câmbio manual e carroceria 2 portas. Mas é justamente isso que faz dele um carro especial, apreciado por poucos.

Honda Civic

Honda Civic Si 2.0 – 6,89 kg/cv – entre R$ 40 mil e R$ 55 mil

Diferente do Civic acima, esse com motor 2.0 de 192 cv fez sucesso e vendeu bem. Além de ser nacional, a carroceria era a mesma do sedan, com 4 portas.

O câmbio manual estava lá, como única opção, para alegria dos “hondeiros”. Foi muito elogiado na época por ter dirigibilidade irrepreensível.

Discreto, tinha como diferencial o pequeno aerofólio e rodas exclusivas. O interior também era único, com estofamento em camurça, painel com iluminação vermelha e conta giros até os 9000 rpm!

Com donos que gostam de acelerar, é difícil encontrar um desse sem alterações de performance.

Peugeot 208 GT

Peugeot 208 GT – 6,91 kg/cv – entre R$ 65 mil e R$ 70 mil

Apresentado no ano passado, ainda é raro no mercado de carros usados. Mas já com uma boa diferença de preço em relação ao 0km.

O motor 1.6 turbo aqui é oferecido com câmbio manual em uma carroceria leve e pequena. Esse 208 tem tudo para ser um carro desejável por qualquer um que goste de fortes emoções.

Audio A3

Audi A3 2.0 Sportback – 7,05 kg/cv – entre R$ 42 mil e R$ 56 mil

A Volkswagen tem na prateleira o polivalente motor 2.0 turbo com 200 cv. Equipa vários carros da VW e da Audi. Somente o A3 Sportback foi oferecido com câmbio manual, durante alguns anos.

Sorte do mercado de carros usados que pode oferecer esse veículo incomum, com muito luxo, potência e os 3 pedais cultuados por 10 entre 10 entusiastas. Tudo isso por uma fração do preço de um A3 0km.

Citroën DS3

Citroën DS3 – 7,06 kg/cv – entre R$ 44 mil e R$ 77 mil

Tudo que falei sobre o Peugeot 208, posso replicar aqui no DS3.

Os dois são praticamente irmãos, mas o DS3 tem algo exclusivo: o design.

Enquanto o 208 GT pode ser confundido com qualquer outro 208 mais simples, o DS3 é único e conta com opções de cores diferentes para o teto e carroceria. Esse charme, junto com as 2 portas, fazem toda a diferença.

Outra vantagem está no preço, já que está entre nós há mais tempo. Apesar do motor ser o mesmo, só não é tão potente quanto o 208 por não ser flex.

Peugeot 2008 versão THP

Peugeot 2008 versão THP – 7,12 kg/cv – entre R$ 64 mil e R$ 72 mil

É um 208 com suspensão e carroceria mais alta, proposta de um despretensioso e pacato carro familiar. A versão correta para isso é a que tem motor 1.6 aspirado com câmbio automático. Porem, algum “maluco” da Peugeot achou uma boa colocar o motor turbo com câmbio manual.

Ficou animal, claro que no bom sentido. É muita potência para pouco carro e isso o torna único. O carro certo para aquele pai ou mãe que se recusa a ter um carro familiar.

Renault Fluence GT

Renault Fluence GT – 7,45 kg/cv – entre R$ 47 mil e R$ 55 mil

O “sedanzão” da Renault tem muitas qualidades desde que foi apresentado, mas nunca deslanchou nas vendas.

De alguma forma, os franceses tentaram ter sucesso, inclusive com essa versão turbo com 180 cv e câmbio manual.

Mesmo sendo um carro pesado, é tanta potência que permite entrar para essa lista. Pena que durou apenas dois anos. O preço no mercado de carros usados é muito atrativo para quem busca farto espaço interno com ótimo desempenho.

Suzuki

Suzuki Swift versão Sport – 7,50 kg/cv – entre R$ 63 e R$ 64 mil

O “carrinho” que me deu a ideia de fazer essa lista não poderia ficar de fora em sua geração mais atual. É uma pena que o mercado foi cruel com ele e fez com que a Suzuki parasse de importá-lo.

Até estava presente no Salão do Automóvel do ano passado, mas era um 2014, como pode ser visto neste vídeo.

Quem não liga para números de vendas, pode levar para casa esse interessantíssimo hatch, com a mesma proposta que tinha nos anos 90: baixo peso, motor potente e câmbio manual.

Renault Sandero versão RS

Renault Sandero versão RS – 7,74 kg/cv – entre R$ 49 mil e R$ 54 mil

O inusitado Sandero RS em nada nos faz lembrar das versões mais simples e racionais. Aqui a Renault colocou o motorzão 2.0 da casa, junto com o câmbio manual de 6 marchas, freio a disco nas 4 rodas, controle de estabilidade e tração. Tudo para alegrar quem aprecia um bom carro leve e potente.

Pude gravar um breve vídeo desse exposto no Salão do Automóvel do ano passado, com a pintura que remete os tempos de glória no automobilismo.