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Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

Carros 0km ou carros usados? Quem não gosta de ter algo melhor do que já tem? É natural do ser humano nunca estar totalmente satisfeito e querer mais.

Isso é bom, pois nos impulsiona a atingir um objetivo. Uma vez alcançado, toca correr atrás de um outro objetivo, ainda maior.

Com carros isso acontece com frequência, seja num salto de categoria ou na opção por um modelo mais novo. E o que é melhor: fazendo um ótimo negócio sob o aspecto financeiro.

Pensando nisso, separei sete casos de clientes que me procuraram nos últimos tempos para dar um upgrade na garagem comprando carros usados.

Esses casos mostram alguns dos fatores mais importantes a serem considerados no momento da troca de carros usados mais simples por outros melhores.

Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

Confira se alguma dessas histórias não pode ser a sua no futuro.

1. De um Ford Ka para uma Kia Carens

Um profissional da área de TI de Jundiaí (SP) tinha um Ford Ka básico para trabalhar e passear com a família – algo bem limitado em termos de espaço e conforto. Na época, o Ka valia cerca de R$ 20 mil.

Ao me contratar, o pedido era simples: um sedã completo, com visual jovem.

O Civic foi a escolha, mas algo mudaria os planos.

Pouco depois de me contratar, a esposa desse cliente engravidou do terceiro filho. Como eles precisariam usar três assentos infantis no banco traseiro, partimos para um carro de sete lugares.

Já que meu cliente priorizava um visual jovial e esportivo, a escolha foi por uma Kia Carens, um carro que, na minha opinião, faz falta no mercado de novos.

Fechamos o negócio por R$ 35 mil. A Kia Carens já não era mais fabricada na ocasião. Caso ainda o fosse, estimo que uma 0km custaria, também na época, algo em torno de R$ 80 mil. Hoje, calculo que o valor de uma 0km giraria em torno de R$ 100 mil.

Matemática do Carro Usado
Kia Carens usada: R$ 35 mil
Ford Ka básico 0km: R$ 43 mil
Economia: R$ 8 mil

Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

2. De uma Mercedes-Benz A200 para uma Audi Q3 blindada

Uma jovem médica da Grande São Paulo, recém-casada e com planos de ter filhos, sentiu a necessidade de mais segurança, algo que sua Mercedes-Benz A200 não entregava.

E não falo em segurança ativa e passiva, como freios ABS e airbags, por exemplo; refiro-me à segurança contra assaltos, algo que apenas um blindado atende.

Como a cliente também tinha o desejo de possuir um carro mais alto, a escolha foi por uma SUV pequena da Audi, a charmosa Q3.

Considerando-se que sua Mercedes-Benz A200 fora comprada nova, foi preciso investir pouco na aquisição da Q3 blindada e usada.

Compramos a Audi Q3 blindada por R$ 120 mil. Em valores atuais, o modelo 0km não sairia por menos de R$ 210 mil – R$ 150 mil do carro, mais R$ 60 mil da blindagem.

Matemática do Carro Usado
Audi Q3 blindada: R$ 120 mil
Mercedes-Benz A200 0km: R$ 140 mil
Economia: R$ 20 mil

Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

3. De um Fiat Palio Weekend para um Honda Accord e depois Dodge Journey

Certas profissões exigem carros que passem a impressão de que seus proprietários são profissionais vencedores.

Uma vez, um advogado de São Paulo (SP) entendeu que sua Palio Weekend já não transmitia às pessoas a imagem que ele gostaria.

Era um bom carro, na versão top de linha Adventure Locker e fora comprada 0km. Mas o proprietário queria mais, sem colocar muito dinheiro de diferença.

Ele chegou a mim com várias opções de sedãs grandes, mas isso só seria viável se fosse um carro mais antigo.

Sugeri algo que não estava na lista inicial: um confiável Honda Accord com motor V6.

A barcona de 5 metros de comprimento deu ao meu cliente o status que ele queria – e ninguém precisava saber que o carro era dois anos mais velho que a Palio.

O Honda Accord custou a ele R$ 49 mil. Hoje, o 0km lhe custaria R$ 162,5 mil.

Meses depois, entretanto, aconteceu com ele algo similar ao ocorrido com o cliente da Kia Carens. Com um terceiro filho a caminho, partimos então para um carro ainda maior.

Como o vírus do V6 contagiou esse advogado, coube a uma Dodge Journey atender a nova necessidade da família.

A Dodge Journey custou para meu cliente R$ 80 mil. A título de comparação, uma 0km em valores atuais lhe custaria R$ 130 mil.

Matemática do Carro Usado
Honda Accord usado: R$ 49 mil
Fiat Palio Weekend 0km: R$ 75 mil
Economia: R$ 26 mil

Matemática do Carro Usado
Dodge Journey usada: R$ 80 mil
Honda Accord 0km: R$ 162,5 mil
Economia: R$ 82,5 mil

Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

4. De um Honda Civic para uma VW Jetta Variant

O Honda Civic, mais especificamente a geração conhecida como “New Civic”, é um ótimo e desejado carro usado. Mas tem um calcanhar de Aquiles: o pequeno porta-malas.

Um gerente de hotel de São Paulo (SP) estava feliz com seu Honda, mas com a chegada do primeiro filho, faltou espaço para carrinho de bebê, compras de supermercado e malas de viagem. A solução foi partir para uma perua, mas que fosse mais completa que o já completo Civic.

Das poucas opções disponíveis no mercado, foi uma VW Jetta que atendeu com sobra a necessidade de mais espaço para a família. Fechamos o negócio por R$ 45 mil.

Como hoje a VW Jetta Variant não é mais fabricada, a comparação que faço é com a sua similar, a Golf Variant, cujo preço de uma 0km é de R$ 113 mil em valores atuais.

Matemática do Carro Usado
VW Jetta Variant usada: R$ 45 mil
Honda Civic 0km: R$ 125 mil
Economia: R$ 80 mil

Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

5. De um Fiat Palio para uma Livina X-Gear

Um veterinário de São Paulo (SP) usou seu antigo Palio até cansar. Foi o carro que o acompanhou na época de faculdade, mas que, apesar de completo, não atendia a necessidade de um profissional que crescia na carreira.

Como ele viajava bastante para o litoral e também enfrentava o trânsito diário da capital paulista, escolhemos um carro com motor mais forte e câmbio automático.

Com orçamento baixo, pensei numa ótima relação custo x benefício, algo que a Livina X-Gear, com seu motor 1.8 com câmbio automático, conseguiu entregar com sobra.

O investimento feito no negócio foi de R$ 40 mil. E, embora o modelo já não seja mais fabricado, estimo que, hoje, uma Livina X-Gear 0km custaria cerca de R$ 80 mil.

Nesse caso, o carro usado foi mais caro que um modelo novo do carro que meu cliente tinha. Entretanto, é preciso considerar que houve um grande salto de categoria.

Matemática do Carro Usado
Livina X-Gear usada: R$ 40 mil
Fiat Palio 0km: R$ 33 mil
Investimento: R$ 7 mil

Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

6. De um Fiat Palio para um Nissan Sentra

Outro dono de um simples Palio – e, neste caso, básico.

Com quase dois metros de altura, um consultor de projetos se exprimia no velho Fiat. Também em virtude do nascimento do filho, esse meu cliente colocou na cabeça que iria comprar um Honda Fit.

Já seria um grande salto, sem dúvida, mas o convenci a ficar com um Sentra, que custava exatamente a mesma coisa, mas entregava muito mais. Meu cliente ganhou em motor, segurança, equipamentos e espaço. E tudo isso por R$ 45 mil, à época.

Hoje, ele tem um dos poucos carros que acomoda bem motoristas mais altos – e cujo valor de um 0km é mais que o dobro do que pagamos (R$ 97 mil).

Como no caso anterior, o carro usado foi mais caro que um modelo novo do veículo que meu cliente possuía. Mas, também a exemplo do citado acima, não podemos desconsiderar que aqui houve, da mesma forma, um grande salto de categoria.

Matemática do Carro Usado
Sentra usado: R$ 45 mil
Fiat Palio 0km: R$ 33 mil
Investimento: R$ 12 mil

Carros usados: dicas para fazer um upgrade bem-sucedido e econômico na sua garagem

7. De um VW Polo (R$ 25 mil) para um VW Jetta (R$ 50 mil)

Tem muita gente que só comprava carro novo. Até o dia que quis algo de categoria superior, mas ficou sem coragem de encarar o preço bem mais alto. Foi o caso de um médico, fã dos carros da Volkswagen.

O antigo Polo, comprado novo, já estava bem usado e não transmitia às pessoas a imagem de um profissional bem-sucedido.

A ideia dele, ao me contratar, era partir para o sedã médio Jetta, mas sem muito para dar de diferença.

Decidimos então pela versão Comfortline, já que ele não fazia questão do motor mais forte do famoso TSi.

Da minha parte, fiz de tudo para adquirirmos algo mais completo. E consegui, por R$ 50 mil, um raro modelo de entrada com todos os opcionais, inclusive teto solar e central multimídia.

Hoje, este mesmo carro, 0km, não custaria menos de R$ 96 mil a meu cliente.

Matemática do Carro Usado
VW Jetta usada: R$ 50 mil
VW Polo 0km: Não há, mas estimo que, se ainda fosse fabricada, custaria cerca de R$ 70 mil
Economia: R$ 20 mil

Veja que em cinco dos sete casos acima citados o valor gasto com a compra dos carros foi bem inferior se comparado ao que seria investido na aquisição de um 0km que o proprietário tinha ou um similar 0km.

Quando houve investimento, houve também um salto relevante de categoria – algo que deve ser considerado. Ótimos negócios, não acha?

E você, amigo leitor, tem algum caso parecido para me contar? Fique à vontade para relatá-lo nos comentários.
Até a próxima!