autocar

Carros: Como funciona a tabela FIPE

No dia a dia de quem trabalha no mercado de usados, é comum ouvir dúvidas sobre como funciona a tabela FIPE. E é possível escutar muitas teorias sobre ela. A FIPE é um instituto de pesquisa. Após um estudo em lojas e concessionárias para saber os preços finais – ou seja, para o consumidor, não de revenda – que estão sendo praticados de todos o carros, modelos e versões.

Os maiores valores e os menores são excluídos. São usados os preços entre os maiores e menores valores e a média é calculada, chegando ao preço médio, conhecido como o preço de tabela. A FIPE, então, é uma média dos preços que estão sendo praticados.

A FIPE serve como referência. Mas vale lembrar que a condição do carro, quilometragem, podem influenciar no valor final que o veículo será vendido ao comprador.

 

Pontos negativos da FIPE

Mas a FIPE conta com algumas falhas, isso porque ela não considera, por exemplo, a blindagem do carro. Portanto, um carro blindado aparece com o mesmo preço médio de um sem blindagem. Além disso, não considera os opcionais, mas as versões. Porém, muitos carros contam com pacotes de opcionais que quando 0km, custam 10 mil a mais. É um fator que pode deixar o preço mais alto. E quem está vendendo, vai querer um valor acima da FIPE e quem quer comprar, tentará pagar na tabela