autocar

Câmbio automático ou manual como primeiro carro?

O momento da compra do primeiro carro é um momento inesquecível. E em muitos casos as dúvidas são muitas. Pelo modelo, versão do carro, cor, câmbio. São muitos os fatores que envolvem a compra do veículo. E em se tratando do primeiro, as dúvidas tendem a assombrar um pouquinho a cabeça do comprador. E sem dúvida alguma, a questão câmbio manual ou câmbio automático é uma delas.

É claro que carro automático gera um maior conforto, sobretudo no dia a dia. Porém, para quem está iniciando, também é importante dirigir um veículo manual para ganhar experiência. 

Outro ponto importante a ser ressaltado, é a questão de manutenção. Alguns carros, com mecânica mais complexa, podem exigir um maior gasto no momento da manutenção. Portanto se o orçamento para um primeiro carro é mais apertado, talvez seja melhor partir para um manual e depois passar para um automático.

 

Câmbio automático x câmbio manual

O recomendável – não que seja uma regra – é que para quem está iniciando, a melhor opção pode ser um carro com câmbio manual para adquirir experiência. É mais fácil se adaptar ao automático depois do que ao contrário. Ou seja, se acostumar ao carro automático e depois passar para um manual.