autocar

Câmbio automático ou automatizado?

Uma dúvida muito frequente é sobre a diferença entre carros com câmbio automático e com câmbio automatizado. A diferença basicamente é que enquanto um veículo automático conta com um conversor de torque, enquanto um automatizado com atuadores hidráulicos que fazem as trocas de marchas. 

A adaptação para quem está acostumado com carro manual é bem mais tranquila em relação aos proprietários de carros com câmbio automático tradicional. Os automatizados evoluíram e a tendência é que esse tipo de câmbio fique cada vez melhor. Mas de qualquer modo, para quem está acostumado ao automático tradicional, é melhor não se arriscar. A tendência é a pessoa se frustrar e acabar decidindo vender o veículo não muito tempo depois de ter realizado a compra.

Mudanças significativas

A vantagem de um carro com câmbio automatizado é o consumo, que é menor, por não ter o conversor de torque. A manutenção já não costuma ser barata. Principalmente se o dono do carro não fizer as revisões, trocas de óleo. Mas entre automatizado e o automático, eu prefiro os carros com câmbio automático.