autocar

Corolla ou Civic, qual o melhor sedã usado?

Hoje em dia, a categoria que mais ganha mercado é a dos SUVs. Todo fabricante quer ter um e alguns já estão até apelando e promovendo hatchs pequenos à essa categoria. Mas, na minha modesta opinião, ainda prefiro um bom sedã como carro de uso diário.

Felizmente, muitos também pensam assim e a categoria continua forte, algo que já não acontece com as peruas, cada vez mais raras em nossas ruas.

Aqui no Brasil, quando falamos em sedãs médios, dois nomes fortes são lembrados pela maioria: Corolla e Civic. Os modelos das japonesas Toyota e Honda, respectivamente, dominam o mercado nacional, e nos últimos 20 anos deixaram apenas as sobras para os outros.

Alguns nacionais até conseguem ou conseguiram brigar com eles, mas minha percepção é que são brigas pontuais, que não duram por muito tempo.

E quando vamos para o mercado de usados, minha especialidade, eles deitam e rolam. É impressionante a quantidade de Corollas e Civics que me pedem para procurar ou avaliar.

Sem nenhum fanatismo por eles ou desprezo pelos outros, resolvi dedicar essa coluna aos dois e colocar minha opinião para ajudar quem está na dúvida entre um e outro, geração por geração.

 

Corolla e Civic

 

Corolla 7ª geração vs Civic 5ª geração

Design: Corolla 0 X 1 Civic

Parece unânime a opinião de que o Civic tem um visual bem mais moderno e atraente que o Corolla.

Mecânica: Corolla 1 X 1 Civic

Apesar do Civic ter motor 1.6, ele é mais potente que o 1.8 do Corolla. Mas diante da robustez mecânica de ambos, considero um empate nesse quesito.

Dirigibilidade: Corolla 0 X 1 Civic

O girador motor do Civic é mais prazeroso de guiar que o Corolla.

Segurança: Corolla 1 X 1 Civic

Como bons importados dos anos 90, oferecem duplo airbag e freios ABS, itens raros nos nacionais dessa época. Empate com louvor.

Conforto: Corolla 1 X 0 Civic

Dois carros confortáveis, mas o Corolla ganha por ter suspensão mais macia.

Porta Malas: Corolla 1 X 0 Civic

Pequenos para os padrões atuais, o do Corolla ganha na hora que é preciso levar bagagens.

Mercado: Corolla 1 X 1 Civic

Raro encontrá-los em bom estado, o preço acaba sendo ditado pela qualidade encontrada na ocasião da compra. Pague acima da tabela por modelos bem cuidados.

Total: Corolla 5 X 5 Civic

 

Corolla 8ª geração vs Civic 6ª geração

Design: Corolla 0 X 1 Civic

Já nacionais, o Civic ganhou visual mais conservador, mas mesmo assim continuou mais moderno e atraente que o Corolla, que arriscou com faróis redondos no primeiro ano e depois abusou das linhas retas.

Mecânica: Corolla 1 X 1 Civic

Ambos mantiveram mecânicas robustas e de baixa manutenção. Moleza manter esses antiguinhos hoje em dia.

Dirigibilidade: Corolla 0 X 1 Civic

Esse Civic foi um dos carros mais acertados de sua época. A suspensão tinha braços sobrepostos em ambos os eixos, algo raro num carro sem proposta esportiva.

Segurança: Corolla 1 X 0 Civic

Duplo airbag e freios ABS continuaram disponíveis na nacionalização de ambos, mas só o Corolla ofereceu apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para o 5º passageiro.

Conforto: Corolla 1 X 0 Civic

Mesmo com menos espaço interno, a Toyota acertou a mão na suspensão do Corolla, que passa pouco as irregularidades do solo para os ocupantes.

Porta Malas: Corolla 1 X 0 Civic

Novamente o porta malas do Corolla é maior que o do Civic.

Mercado: Corolla 1 X 0 Civic

Ambos são ótimos de revenda, mas o Toyota consegue ser ainda melhor, sendo comumente vendido acima da tabela. Os primeiros modelos dessas gerações ainda eram importados, mas tem pouca representatividade. 

Total: Corolla 5 X 3 Civic

 

 

Corolla 9ª geração vs Civic 7ª geração

Design: Corolla 1 X 1 Civic

Aqui o Corolla passa por uma grande reforma e ganha visual bem mais atraente. Mas o Civic não ficou atrás e também mostrou um design muito bem acertado.

Mecânica: Corolla 1 X 1 Civic

A robustez mecânica dos japoneses ficou evidente nessa geração. É comum vermos rodando aos montes por nossas ruas. Novo empate.

Dirigibilidade: Corolla 1 X 0 Civic

O Corolla perdeu a suspensão independente na traseira, mas ganhou um novo motor 1.8, bem mais potente que o Civic, que ficou para trás em desempenho.

Segurança: Corolla 1 X 0 Civic

A Honda não seguiu seu principal concorrente e continuou desprezando o 5º ocupante.

Conforto: Corolla 1 X 0 Civic

A maciez do Corolla fica ainda mais evidente aqui, pois o Civic perdeu muito do conforto de rodar e isolamento acústico que tinha na geração anterior. Por outro lado, a Honda inovou com o assoalho plano, e conforto extra para quem vai atrás.

Porta Malas: Corolla 1 X 0 Civic

Novamente o Corolla ganha nesse quesito.

Mercado: Corolla 1 X 0 Civic

Quando bem cuidados, vendem rápido, mas a procura pelo Corolla é maior.

Total: Corolla 7 X 2 Civic

 

 

Corolla 10ª geração vs Civic 8ª geração

Design: Corolla 0 X 1 Civic

O Corolla continuou atraente, mas não teve como concorrer com o revolucionário “New” Civic, divisor de águas no segmento.

Mecânica: Corolla 0 X 1 Civic

O novo motor 1.8 do Civic e o câmbio automático de 5 marchas deixam o Corolla para trás.

Dirigibilidade: Corolla 0 X 1 Civic

O Civic foi uma das referências no segmento. A posição de dirigir, o acerto de suspensão e a agilidade do motor o tornou um carro muito agradável de dirigir.

Segurança: Corolla 1 X 0 Civic

Quando a Honda do Brasil decidiu valorizar o 5º ocupante, já era tarde demais e a Toyota estava um passo à frente com a opção de airbags laterais no Corolla.

Conforto: Corolla 1 X 0 Civic

Mais uma vez o Corolla se dá melhor aqui, mas vale dizer que o Civic melhorou em comparação com a geração anterior.

Porta Malas: Corolla 1 X 0 Civic

O calcanhar de Aquiles desse Civic é o porta malas, que perde até para alguns hatchs.

Mercado: Corolla 1 X 1 Civic

São como pãezinhos quentes na padaria, vendem rápido quando estão em bom estado.

Total: Corolla 4 X 4 Civic

 

Corolla 11ª geração vs Civic 9ª geração

Design: Corolla 0 X 1 Civic

Não engulo a extensão na lanterna traseira do Civic, mas no conjunto da obra ele continua bem mais atraente que o Corolla.

Mecânica: Corolla 1 X 1 Civic

Ambos com modernos 2 litros com a mesma robustez de sempre. O câmbio CVT atualizou o Corolla e voltou a empatar com seu rival.

Dirigibilidade: Corolla 0 X 1 Civic

Felizmente a Honda manteve a suspensão independente na traseira do Civic, que continuou como boa referência no segmento.

Segurança: Corolla (pré facelift) 0 X 1 Civic

A Honda compensou alguns atrasos oferecendo 6 airbags, controles de estabilidade e tração, enquanto a Toyota parou nos airbags laterais. É verdade que essa mesma geração do Corolla passou a ser mais segura anos mais tarde, mas vou deixar para comparar com a geração seguinte do Civic.

Conforto: Corolla 1 X 0 Civic

Indiscutivelmente mais confortável, o Corolla é quase imbatível nesse ponto.

Porta Malas: Corolla 1 X 0 Civic

O Civic melhorou muito nessa geração, mas ainda perde para o Corolla.

Mercado: Corolla 1 X 1 Civic

Ambos são cases a serem estudados pelos concorrentes. Não param nas lojas de usados e aquecem o mercado.

Total: Corolla 4 X 5 Civic

 

 

Corolla 11ª geração (pós facelift) vs Civic 10ª geração

Design: Corolla 0 X 1 Civic

Enquanto o Civic é um dos mais belos sedãs da atualidade, o Corolla ganhou um para-choque feioso que o deixa bem para trás em design.

Mecânica: Corolla 0 X 1 Civic

O motor 1.5 turbo com injeção direta da versão mais cara do Civic o coloca em pé de igualdade com a tendência de motores menores, porém mais potentes e econômicos.

Dirigibilidade: Corolla 0 X 1 Civic

O Civic continua imbatível nesse ponto e passa mais prazer para o motorista.

Segurança: Corolla 1 X 1 Civic

Como não poderia deixar de ser, agora ambos tem pacotes completos de segurança.

Conforto: Corolla 1 X 1 Civic

O reconhecido conforto do Corolla se manteve, mas o Civic me parece tão bem acertado quanto.

Porta Malas: Corolla 0 X 1 Civic

Finalmente o Civic passou a ter um porta malas maior que o Corolla.

Mercado: Corolla 1 X 1 Civic

Se no mercado de novos o Corolla é líder isolado, é cedo para avaliar o mercado de usados de ambos, mas assim como nas outras gerações, arrisco dizer que não terão problemas.

Total: Corolla 3 X 7 Civic

Afinal, qual escolher?

Total Geral: Corolla 28 X 26 Civic

Pelo jeito o Corolla ganhou esse comparativo, mas confesso que como consumidor, tendo a preferir o Civic. Isso porque a maioria desses quesitos é subjetiva e não passa uma verdade absoluta.

Se você colocar pesos maiores em pontos que você considera mais importantes, o resultado pode mudar bastante. No meu caso, valorizo mais design e dirigibilidade em detrimento de conforto e espaço de porta malas, por isso prefiro o Civic.

Já o leitor, pode ter opiniões diferentes e não tem nada de errado nisso. O que acredito que todos concordam, é que de fato são excelentes carros que inclusive sempre são iguais aos oferecidos lá fora, algo que nem sempre a concorrência consegue acompanhar.